Washington, 26 out (EFE).- O Governo americano expressou hoje sua preocupação com a repressão religiosa em Mianmar (antiga Birmânia), China e Irã, e em outros países considerados menos restritivos, como Venezuela e Cuba, onde a liberdade de culto também é desprezada.
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, apresentou hoje o relatório anual sobre liberdade religiosa, que analisa as restrições, abusos e melhoras para garantir a diversidade de culto e que serve como indicador para sua política externa.
Com um espírito de "diálogo" e "cooperação", como foi transmitido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em seu discurso ao mundo muçulmano em junho, Hillary ressaltou a necessidade de se fortalecer a tolerância e o respeito entre as diferentes comunidades, para garantir a estabilidade.
O relatório aponta novamente Mianmar, China e Irã como os países que cometem "severas violações" contra a liberdade religiosa, junto a outros como Sudão, Eritréia, Coreia do Norte, Arábia Saudita e Uzbequistão.
O documento destaca que a liberdade religiosa é "amplamente respeitada" na América Latina, com exceção de Cuba, e também faz referência aos impedimentos na Venezuela ao acesso de alguns missionários estrangeiros a regiões indígenas.
Os EUA afirmam que apesar de a Constituição cubana reconhecer o direito dos cidadãos a professar a fé que quiserem com "respeito à lei", o Governo "segue impondo" restrições, e o Ministério do Interior vigia as instituições religiosas, que devem se registrar obrigatoriamente no Ministério da Justiça.
No caso da Venezuela, reconhece que o Governo "geralmente" respeita a liberdade de culto, embora os grupos religiosos, "da mesma forma que outros que criticam o Governo", podem ser objeto de "assédio" e "intimidação", e lembra as críticas do presidente venezuelano, Hugo Chávez, aos bispos católicos e ao Núncio Apostólico.
Já como casos positivos, o relatório assinala os avanços em países como o Brasil, que inaugurou uma linha telefônica para receber denúncias sobre discriminação religiosa.
O relatório destaca ainda que os maiores abusos acontecem em países com "estritos regimes autoritários", que querem controlar as religiões como parte de um controle mais amplo da vida civil, como em Mianmar, onde ser budista continua sendo um requisito para ser promovido em cargos públicos.
No caso da China, a Constituição protege as "atividades religiosas normais" e, sob esse adjetivo, as autoridades têm uma ampla margem para decidir o que é "normal".
O Governo se opõe à lealdade aos líderes religiosos de outros países e regiões, como o papa e o Dalai Lama, e o relatório ressalta a "severa" repressão aos tibetanos e os uigures, alegando extremismo religioso e até terrorismo.
Já o Irã é uma nação islâmica na qual rege a sharia (lei islâmica). Sua Constituição assegura o respeito a outros grupos desta religião, além de cristãos e judeus, que estão "protegidos" como minorias.
No entanto, na prática, a retórica e a ações do Governo do presidente, Mahmoud Ahmadinejad, constroem "uma atmosfera de ameaça" para os grupos não xiitas, em particular para os muçulmanos sufis, os cristãos evangélicos e os judeus, que são intimidados e perseguidos.
Pinçado de:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/10/26/ult1766u33857.jhtm
Tudo junto e misturado
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
José Serra, os porquinhos e a matemática.
Esses videos mostram como se faz necessário a saída do sapo barbudo analfabeto e ignorante, para a entrada de alguém culto e versado em todos os assuntos.
Arquivo do blog
-
▼
2009
(174)
-
▼
outubro
(31)
- As mudanças com a nova lei do inquilinato
- Filosofia
- Relatório aponta Mianmar, China e Irã como piores ...
- Carta da prisão
- É preciso reconceituar o jornalismo
- Refletindo sobre as drogas
- U2 vai transmitir show inteiro ao vivo pela internet
- O que a classe branca racista e separatista não ac...
- Empresas contratadas em SP doaram R$ 8 mi ao DEM
- Arnaldo Antunes
- Soneto imperfeito da caminhada perfeita
- Boas vindas
- Como vai a bolsa Miriam?
- Solidariedade ao Nassif
- Por Você
- Pearl Jam Just Brathe
- Mais uma vez a grande mídia criminaliza os movimen...
- Um pouco de Metállica
- Com ciúme da Rio 2016, Serra promove campeonato de...
- Quando não é a demagogia do Impostôr-metro, é a de...
- Não cultives a fraqueza
- Quando um ato inseguro se encontra com uma condiçã...
- Fresta
- A cruzada covarde de Demétrio Magnoli
- Pela primeira vez na história, Brasil torna-se cre...
- Americano escreve nova biografia de Clarisse Lispe...
- Transposição do São Francisco.
- O ser poeta
- ÚLTIMO INSTANTE
- Olimpíadas 2016
- Herança
-
▼
outubro
(31)
Recomendados
- Dilma na web
- Blog do Planalto
- Cloaca News
- Nassif
- Esquerdopata
- Brizola Neto
- Paulo Henrique Amorim
- Blog do Miro
- Maria Frô
- Blog do Linho
- Petrobrás
- FBI
- Blog do Mello
- Tia Carmela
- Cristina Lemos
- Quanto Tempo Dura
- Leitura Global
- Miguel do Rosário
- Boimate News
- Abunda Canalha
- Eduardo Guimarães
- Alexandre Porto
- Luiz Carlos Azenha
- 007 BondBlog
- Na Maria News
- Grupo Beatrice
- Brasil Gauche
- Língua de Trapo
- Assaz Atroz
- Leandro Fortes
- Tudo em cima
- Os Amigos da Presidente Dilma
- Professor Hariovaldo
- Os Amigos do Presidente Lula
- 007 BondEleição
- Carta Capital
- Rodrigo Viana
- Caderno de Rascunho
- Antitucano
- Carta Maior
- Almanaque de Crônicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário