Tudo junto e misturado


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Esgoto vaza nos Jardins há 32 dias

A Sabesp gosta de fazer propaganda fora de São Paulo, enquanto isso a cidade convive com essas coisas. Confesso que não imaginava que isso pudesse acontecer no Jardins, onde moram muitos dos eleitores do Serra e do Kassab, agora eles estão ferrando até os amigos, hehe.

Do Jornal da Tarde online - Por Marcela Espinosa



MARCELA SPINOSA, marcela.spinosa@grupoestado.com.br

“Isso é esgoto (cocô). Não é água da chuva. Faz 32 dias.” O papel com essas frases colado na placa de sinalização, o mau cheiro e as poças em um trecho de 600 metros não deixam dúvidas: o incômodo é provocado pela rede de esgoto rompida. Alguém pode até imaginar essa cena no Jardim Romano, bairro do extremo da zona leste da capital, inundado desde o dia 8 de dezembro, mas a situação se passa na Rua Maestro Chiafarelli, em pleno Jardim América, na zona oeste, um dos bairros mais valorizados da capital.

Por causa disso, duas das três faixas da via, entre as ruas Conselheiro Zacarias e Doutor João Pinheiro, quase na esquina com a Avenida Brasil, estão bloqueadas. Os moradores dizem conviver com insetos e baratas, que antes não costumavam aparecer por lá. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reconhece o problema e garante que hoje os trabalhos de reparos começam a ser feitos na via (leia mais ao lado). Os moradores da rua fizeram ao menos oito reclamações à Sabesp.

O advogado Elias Haddad, de 35 anos, foi um dos primeiros a acionar não só a companhia como também a Subprefeitura de Pinheiros quando a rede de esgoto quebrou, em dezembro. “Eles (Sabesp) vieram, fizeram dois buracos na rua e só ampliaram o problema”, relata. Segundo ele, antes da visita da empresa, o esgoto ‘brotava’ de apenas um ponto do asfalto. “Agora temos três lugares com esgoto vazando 24 horas por dia.”

O advogado afirma que pegou cones de sinalização e os colocou ao redor dos buracos para evitar acidentes. “É um poço de doenças. Moramos nos Jardins, pagamos um dos IPTUs mais caros da cidade. Um bairro que deveria servir de modelo para áreas periféricas tem esse tipo de problema.”

O estrago, segundo Haddad, está ficando pior porque, com a rede quebrada, o esgoto produzido pelos imóveis não é absorvido pela galeria. “Está tendo refluxo. O esgoto está voltando para as casas.” Por causa disso, a água escura que antes ficava acumulada no lado ímpar da via, começou a se concentrar no lado par.

Com a sujeira também vieram os insetos e animais desagradáveis. “Acordamos com uma nuvem de pernilongos. Aqui nunca teve ratos e agora os vemos e ninguém toma providência”, afirma.

Chuva

Quando chove, o problema se agrava: o esgoto se mistura com a água pluvial que desce de vias próximas e o alagamento é inevitável. “Além de deixar a rua intransitável, a água às vezes entra nas casas. A gente fica com medo porque forma um laguinho no jardim e o mau cheio empesteia tudo”, diz a advogada Emy Hase Quinto Di Camelli, de 46 anos.

Ela receia uma piora no trânsito com o retorno das aulas caso o conserto não seja feito logo. O trecho é uma via de acesso para quem vem da Avenida Paulista e precisa acessar a Avenida Brasil.

Pinçado de:
http://txt.jt.com.br/editorias/2010/01/21/ger-1.94.4.20100121.5.1.xml

Um comentário:

  1. meus amigos,

    Se o Serra manda esgoto até pros ricos enquanto governador, imaginem o que ele não faria como presidente?

    vamos combinar... é surreal a possibilidade de Serra cogitar ser candidato a presidente. Não há nada que justifique. Ele só é um cara conhecido. Mais nada.

    O povo brasileiro não pode cometer esse erro!

    ResponderExcluir

José Serra, os porquinhos e a matemática.

Esses videos mostram como se faz necessário a saída do sapo barbudo analfabeto e ignorante, para a entrada de alguém culto e versado em todos os assuntos.

Arquivo do blog

Contador de visita

Não é novela mas se quiser seguir fique a vontade