Tudo junto e misturado


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Brasil prepara "listinha de retaliação" aos EUA, diz Amorim

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta segunda-feira (1º) que o Brasil vai preparar "em breve" uma "listinha de retaliação" aos Estados Unidos devido aos subsídios abusivos dados aos produtores de algodão norte-americanos. A Organização Mundial do Comércio (OMC) deu ao Brasil o direito de fazer retaliações comerciais, reconhecendo que os EUA ultrapassam os limites de protecionismo.
Amorim disse que o Brasil vai usar a decisão da OMC para exercer pressão, não para "punir", mas para "induzir" os EUA a abandonar o protecionismo. “Em breve teremos uma listinha de retaliação. O objetivo da retaliação não é punir. É induzir o país a cumprir a norma, a mudar sua legislação. Se a norma for cumprida, não há razão para retaliar”, afirmou durante coletiva de imprensa do Fórum de Diálogo Índia, Brasil, África do Sul (Ibas).

Técnicos do Ministério das Relações Exteriores estão fazendo estudos para determinar o valor exato da sanção e em quais produtos poderá ser aplicada.

A decisão da OMC foi aprovada nesta segunda-feira, coroando sete anos de gestões do Brasil. A organização decidiu que de fato os americanos jamais cumpriram seu dever de reformar os subsídios e deveriam sofrer sanções comerciais. Por isso, autorizou a retaliação para forçar os americanos a cumprirem o que lhes foi exigido. A retaliação poderia ser aplicada anualmente, até que os subsídios ilegais desapareçam.

Pela decisão da OMC, o Brasil tem o direito de fazer sanções no valor de US$ 294,7 milhões por ano, com base nos subsídios dados pelos EUA em 2006. A decisão sá representa a segunda maior retaliação já autorizada pela OMC em 15 anos de desde sua fundação.

Contudo, o Itamaraty diz que esse valor precisa ser aumentado, já que o cálculo deve ser feito com base no ano anterior à decisão. Com isso, o Brasil poderia aplicar sanções de até US$ 800 milhões.

Da redação, com agências

Pinçado de:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=114821

Nenhum comentário:

Postar um comentário

José Serra, os porquinhos e a matemática.

Esses videos mostram como se faz necessário a saída do sapo barbudo analfabeto e ignorante, para a entrada de alguém culto e versado em todos os assuntos.

Arquivo do blog

Contador de visita

Não é novela mas se quiser seguir fique a vontade