Do Brasil econômico
A experiência com o novo combustível revela queda de 9% na produção de material particulado e não foi detectado óxido de nitrogênio, como nos biocombustíveis.
As ruas estão cada vez mais estreitas com a quantidade de carros, ônibus e caminhões que são introduzidos, diariamente, na frota brasileira. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), rodam hoje no país cerca de 60 milhões de veículos.
Diante desse cenário, as montadoras - vistas por ambientalistas como grandes vilãs - têm tentado fazer a sua lição de casa para reduzir a emissão de gases poluentes.
A Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com a Amyris Brasil, subsidiária da Amyris Biotechnologies, está desenvolvendo um combustível ecologicamente correto: óleo diesel à base de cana-de-açúcar.
A primeira fase dos testes está sendo feita com uma mistura de 90% de diesel comercial S50 - que tem 50 partes de enxofre por milhão (ppm) - e 10% de diesel de cana.
Segundo Gilberto Leal, gerente de desenvolvimento de motores da montadora, a experiência revelou uma redução de 9% na emissão de material particulado - um tipo de poluente primário que contribui para a poluição do ar.
"Outro ponto positivo é que, diferentemente do que ocorre com os biocombustíveis, não foi produzido óxido de nitrogênio (NOx) a mais", afirma. O óxido de nitrogênio é um gás tóxico para as vias aéreas.
Leal adianta que, no próximo mês, começam a rodar os primeiros ônibus movidos por esse novo combustível, na cidade de São Paulo. "Vamos colocá-los nas linhas mais críticas, onde o fluxo de passageiros é maior."
Terminada esta fase, inicia-se a seguinte: aumentar a participação do diesel de cana na mistura. "Nossa intenção é conseguir produzir um combustível que seja 100% de diesel de cana", revela.
Além disso, o especialista diz que o objetivo é que o preço do diesel de cana seja igual ou até menor do que o diesel comercializado hoje no país. "Nossa intenção é que até 2012 o combustível esteja disponível para uso do consumidor, nos postos de gasolina."
Motor
Outra vantagem do diesel de cana-de-açúcar é que ele pode abastecer os ônibus que circulam hoje no Brasil. "A frota brasileira é muito antiga. Seria um contrasenso fazer um combustível que exigisse um outro tipo de motor.
Por isso, não vamos mudar os motores existentes." Leal acrescenta que o desempenho do motor não muda com o novo diesel, fato que exigiria um volume maior de combustível. "O consumo continua reduzido."
Com essas medidas, a Mercedes-Benz está se preparando para atender ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículo Automotores (Proconve) P7, uma rigorosa norma de controle de emissões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que entrará em vigor no Brasil em 2012.
"Nossos motores oferecerão um consumo de combustível ainda menor, diminuindo o custo operacional e garantindo a rentabilidade para os clientes. Nosso combustível se baseia na sustentabilidade", afirma Leal.
De acordo com o especialista, a empresa realizou mais de 20 mil horas de testes de funcionalidade e durabilidade, em bancos de prova e nos veículos em operação.
São mais de 1,5 milhão de quilômetros com caminhões e ônibus, em situações extremas de operação nas cidades, rodovias e fora de estrada.
A MAN Latin America também está desenvolvendo pesquisa só que com etanol hidratado. Mas, segundo a assessoria, ainda não foram iniciados os testes nas ruas com caminhões movidos a etanol.
Pinçado de:
http://www.brasileconomico.com.br/noticias/mercedesbenz-faz-testes-com-diesel-de-canadeacucar_79090.html
Tudo junto e misturado
domingo, 21 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
José Serra, os porquinhos e a matemática.
Esses videos mostram como se faz necessário a saída do sapo barbudo analfabeto e ignorante, para a entrada de alguém culto e versado em todos os assuntos.
Arquivo do blog
-
▼
2010
(416)
-
▼
março
(95)
- Lula, Galileu e a elite que não digeriu o sapo bar...
- As inaugurações do Serra
- Homenagem à Armando Nogueira
- PM muda versão
- Professores
- A polícia do Serra recebe ordem de quem?
- À maneira Serrista
- Rodoviária: Momento da Implosão
- TPM NA UNISINOS
- A parcialidade da Veja
- Em busca de algo maior para demolir
- As desventuras de uma anciã num metrô alagado de SP
- As torturas que a Folha mostra e a que esconde
- O destruidor
- Currículum do Serra
- Ex detentos no Corinthians
- É assim que pensam
- Obra do PAC tem de correr, Rodoanel pode demorar
- Rush - The Spirit Of Radio
- Isto não é um Título
- Juros bancários
- A fraude fiel
- Mercedes-Benz faz testes com diesel de cana-de-açúcar
- Cuba, Israel e a dupla moral
- Miro: conexão Serra Arruda
- Sabedoria Popular
- Do nhenhenhém ao trololó
- E agora?
- Fifa enfim aprova novo projeto do Morumbi para a C...
- Governo Serra: o desastre da Educação em números (2)
- O Brasil inspira confiança no mundo
- Motörhead - R.A.M.O.N.E.S
- A obsessão pelo aumento da taxa selic
- Serra, o candidato sem discurso
- China analisa o “ato patriótico” dos EUA
- Promotor Blat fica em péssima situação ao não apur...
- Greve dos professores
- Reservo-me o direito
- Lula em Israel e os sionistas da mídia
- Guerra diz: maquete foi palhaçada
- É agora que a oposição tem um ataque
- Roteiro para a vitória
- Iggy Pop - Little know it all
- Hillary Clinton aprendeu: o Brasil não é mais quin...
- Brincadeira de mau gosto
- Declaração da Assembléia Nacional do Poder Popular...
- Discurso de Lula na 2ª conferência nacional de cul...
- COM DILMA, PARA SEGUIR EM FRENTE
- Homenagem de Cazuza aos editores da Veja, Estadão,...
- Ajudando o PIG a criar manchetes
- Fórmula Indy
- Para presidente da CUT, "campanha contra o Brasil"...
- Quer se tornar um idiota? A hora é agora
- Jornal israelense vê Lula como 'profeta do diálogo'
- Gripe Suína
- The Guardian confirma radiação no Iraque
- SUZI QUATRO - SHE'S IN LOVE WITH YOU
- Cuba: versões e explorações sobre a greve de fome
- Grande inauguração
- Cartas da mãe
- Pesquisador brasileiro desenvolve técnica para com...
- Mídia servil lamenta retaliação aos EUA
- Cinema Marginal Brasileiro 2009
- Nova modalidade de congestionamento
- O TODO PODEROSO URIBE VÉLEZ FRACASSOU
- Iggy Pop - Cry For Love
- Homenagem às mulheres
- O Globo recusou anúncio do movimento negro
- Som da Rua - Chico Preto
- Chupa essa uva
- BBB - BIG BROTHER BRASÍLIA
- O cão de guarda
- Esse é o promotor de Justiça José Carlos Blat do c...
- Deep Purple - Highway Star
- Mais uma da igreja
- Big Brother Brasil, um programa imbecil
- ..Iraquianos denunciam aumento de defeitos congêni...
- O que falta a Dilma é ser conhecida, diz Abilio Diniz
- IRA - Eu vou tentar
- Possível falta de discurso
- O advogado dos homens bons
- Os bons não erram nunca
- Twisted Sister - We're Not Gonna Take It
- Expande São Paulo
- Cotas pra quê?
- Frei Betto: A blogueira Yoani e suas contradições
- The Pretenders - Brass In Pocket
- Desespero no ninho tucano
- Fernando Siqueira: Os estragos que FHC fez na Petr...
- Eliane Catanhêde analiza o pânico do PSDB
- ROUBOLATION - CLIPE OFICIAL - O SUCESSO DO MOMENTO -
- "Vou votar em Lula de novo, oxente"
- O PIG, Os Porcos, O Pulso!
- O impasse em Cuba e a arrogância de Madri
- Eles vão mudar
-
▼
março
(95)
Recomendados
- Dilma na web
- Blog do Planalto
- Cloaca News
- Nassif
- Esquerdopata
- Brizola Neto
- Paulo Henrique Amorim
- Blog do Miro
- Maria Frô
- Blog do Linho
- Petrobrás
- FBI
- Blog do Mello
- Tia Carmela
- Cristina Lemos
- Quanto Tempo Dura
- Leitura Global
- Miguel do Rosário
- Boimate News
- Abunda Canalha
- Eduardo Guimarães
- Alexandre Porto
- Luiz Carlos Azenha
- 007 BondBlog
- Na Maria News
- Grupo Beatrice
- Brasil Gauche
- Língua de Trapo
- Assaz Atroz
- Leandro Fortes
- Tudo em cima
- Os Amigos da Presidente Dilma
- Professor Hariovaldo
- Os Amigos do Presidente Lula
- 007 BondEleição
- Carta Capital
- Rodrigo Viana
- Caderno de Rascunho
- Antitucano
- Carta Maior
- Almanaque de Crônicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário