Do Tijolaço - Por Brizola Neto
Finalmente apareceu alguém para fazer companhia a O Globo na questão das obras do PAC. Adivinhe quem? Sim, a ONG Contas Abertas, aquela do deputado Augusto Carvalho, que saiu sob suspeitas do governo Arruda. A Casa Civil contestou os números divulgados, que falam de atrasos no cronograma de obras, como você pode ler na matéria do Estadão.
Esta história, porém, mas isso me motivou a ir pesquisar o ritmo das obras do Rodoanel que, agora, na saída de Serra do governo, estão andando até com expediente noturno.
O Rodoanel tem quatro trechos.
O primeiro, o Oeste,( com 32 km, começou a ser construído em 1998 e inaugurado por FHC e Serra na campanha de 2002. Pronto, mesmo, só ficou em outubro.
O segundo trecho, o Sul, de 61 km, estava programado para começar em 2003. Mas só se iniciou em 28 de maio de 2007, embora o contrato tenha sido assinado em abril de 2006, Vai ser entregue agora, depois de ter sido prometido para 27 de novembro passado, até com hora (11:45h) para o descerramento da placa, como você pode ler aqui na Folha. Agora passou a 27 de março, mas a obra vai ser liberada faltando ainda alguns complementos. Com ele, deve ser entregue outro trecho do complexo Jacu-Pêsssego, cujo primeiro trecho foi inaugurado por Paulo Maluf, em 1995!
O terceiro trecho, o Leste, com 45 km, deveria começar este ano e ser entregue em 2014. E o último trecho, o Norte, com 44 km, nem tem previsão ainda. Se for no mesmo esquema, na melhor das hipóteses, ficaria pronto em 2018, completando a obra “apenas” 20 anos depois de iniciada.
Uma beleza, não é? São 177 km, em 20 anos. Dá menos de 9 km por ano, ou um metro por hora. Isso, imaginando que acelere, porque a velocidade dos dois primeiros trechos -93 km - foi de 95 cm por hora.
A propósito, a obra do Rodoanel integra o PAC. O Governo Federal banca um terço dos custos. E seus desembolsos estão rigorosamente em dia.
Pinçado de:
http://www.tijolaco.com/?p=10451
Finalmente apareceu alguém para fazer companhia a O Globo na questão das obras do PAC. Adivinhe quem? Sim, a ONG Contas Abertas, aquela do deputado Augusto Carvalho, que saiu sob suspeitas do governo Arruda. A Casa Civil contestou os números divulgados, que falam de atrasos no cronograma de obras, como você pode ler na matéria do Estadão.
Esta história, porém, mas isso me motivou a ir pesquisar o ritmo das obras do Rodoanel que, agora, na saída de Serra do governo, estão andando até com expediente noturno.
O Rodoanel tem quatro trechos.
O primeiro, o Oeste,( com 32 km, começou a ser construído em 1998 e inaugurado por FHC e Serra na campanha de 2002. Pronto, mesmo, só ficou em outubro.
O segundo trecho, o Sul, de 61 km, estava programado para começar em 2003. Mas só se iniciou em 28 de maio de 2007, embora o contrato tenha sido assinado em abril de 2006, Vai ser entregue agora, depois de ter sido prometido para 27 de novembro passado, até com hora (11:45h) para o descerramento da placa, como você pode ler aqui na Folha. Agora passou a 27 de março, mas a obra vai ser liberada faltando ainda alguns complementos. Com ele, deve ser entregue outro trecho do complexo Jacu-Pêsssego, cujo primeiro trecho foi inaugurado por Paulo Maluf, em 1995!
O terceiro trecho, o Leste, com 45 km, deveria começar este ano e ser entregue em 2014. E o último trecho, o Norte, com 44 km, nem tem previsão ainda. Se for no mesmo esquema, na melhor das hipóteses, ficaria pronto em 2018, completando a obra “apenas” 20 anos depois de iniciada.
Uma beleza, não é? São 177 km, em 20 anos. Dá menos de 9 km por ano, ou um metro por hora. Isso, imaginando que acelere, porque a velocidade dos dois primeiros trechos -93 km - foi de 95 cm por hora.
A propósito, a obra do Rodoanel integra o PAC. O Governo Federal banca um terço dos custos. E seus desembolsos estão rigorosamente em dia.
Pinçado de:
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