Tudo junto e misturado


quinta-feira, 18 de março de 2010

A obsessão pelo aumento da taxa selic


Adoro falar sobre o que eu não entendo, acho até que essa é uma obsessão minha, sendo assim vamos falar um pouquinho sobre a taxa selic.
Ontem na reunião do copom decidiu-se manter a taxa anual em 8,75% e quando saiu a notícia o que se viu na imprensa foi uma articulação já prevendo uma subida na próxima reunião, dizendo que os técnicos do copom tinham sinalizado que isso aconteceria, porque dos oito votos três tinham sido pela alta. Pensei; para estarem dizendo isso, devem ter votado pela manutenção com viés de alta, mas que nada, é pura invencionice da imprensa, não tem viés nenhum.
Qual seria o comportamento adequado da imprensa, se essa não atendesse a alguns interessados no aumento da taxa? Noticiar o resultado da reunião, os votos a favor e contra, noticiar a próxima reunião, se fosse ouvir algum especialista, que fossem dois, um antagônico ao outro, para assim o telespectador formar sua opinião, e aguardar o movimento da inflação e do consumo, que é o que determina a decisão sobre a taxa. Mas não sabendo nem fazer o seu papel, querem determinar o que o copom deve fazer. A decisão do banco central de voltar com a cobrança do compulsório, segundo li, teria o mesmo impacto na economia de um aumento de 1,5 ponto percentual na taxa selic. Sendo assim porque esse desejo da imprensa de que o copom, já que não aumentou agora, aumente a taxa na próxima reunião, sem sequer saber como a economia se comportará até lá? Eles podem até tentar dizer que se preocupam com a inflação, mas pra mim estão mesmo é defendendo interesses outros, que não os meus e nem os seus, a menos que você em questão, seja um mega-investidor.


Escrito por Sandro Stahl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

José Serra, os porquinhos e a matemática.

Esses videos mostram como se faz necessário a saída do sapo barbudo analfabeto e ignorante, para a entrada de alguém culto e versado em todos os assuntos.

Arquivo do blog

Contador de visita

Não é novela mas se quiser seguir fique a vontade